segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Princípios Bioclimáticos para o desenho urbano

ROMERO, Marta Adriana Bustos. PRINCÍPIOS BIOCLIMÁTICOS PARA O DESENHO URBANO. São Paulo: ProEditores, 2000.


O livro apresenta os problemas mais comuns nas cidades de todo o mundo em relação aos aspectos bioclimáticos urbanos, como: a insalubridade; (fatores climáticos globais) a radiação solar, ventos, massas de água e terra; (fatores climáticos locais), topografia, vegetação, superfície de solo; (elementos climáticos), temperatura, umidade do ar, precipitações, movimento do ar; classificação dos climas (...). Essa parte mais voltada pra geografia.

Inicia com a explanação dos problemas urbanos causas e antecedentes. Depois mostrar as possíveis soluções, que são o estudo mais detalhado desses fatores.

Exemplifica com países de diferentes climas, e mostra com desenhos e legendas a posição dos ventos, do sol, para cada estação do ano.

Mostra a relação do homem com o ambiente, sendo, o equilíbrio do abrigo saudável para a saúde do homem.

Apresenta critérios para a escolha de um sítio, para cada clima, visando à forma, as ruas, os lotes a localização, ventilação e insolação.

Ao final o livro apresenta um sumário e ao final de cada capítulo uma conclusão.

A metodologia usada no livro, é simples e de fácil compreensão, sendo adotado: uma linguagem clara, tabelas, desenhos, ilustrações e legendas.


Texto elaborado por Jennifer K. Simões | UNIP Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário