segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Morada Paulista

SAIA, Luís, Morada Paulista – São Paulo: Perspectiva, 2005.

Livro escrito pelo arquiteto Luís Saia revela de forma minuciosa a evolução da arquitetura residencial paulista. Através de uma série de artigos sobre a arquitetura paulista que, posteriormente, levaram a elaboração do livro, Luís Saia analisa de forma coerente, através de forte estudo histórico e geopolítico, além de referências sobre a arquitetura paulista e a influência derivada da cultura européia e da forte indústria do café na época.


O livro é dividido em dois capítulos; o primeiro “NOTAS SOBRE A EVOLUÇÃO DA MORADA PAULISTA” é subdividido em 11 capítulos onde é discutido sobre o quadro geral dos monumentos paulistas, no sentido de divulgar os esforços para a proteção do Patrimônio Histórico e Artístico de São Paulo, no qual Luís Saia foi diretor desse Órgão de 1937 até sua morte, em 1975. O livro fala também sobre a arquitetura rural paulista mostrando as casas rurais do séc. XVII, revelando curiosamente a arquitetura da época de alguns bairros conhecidos na cidade de São Paulo como os bairros de Santana, Tatuapé, Jabaquara e Santo Amaro, locais onde ficavam as residências de alguns dos fazendeiros mais abastados da época, além de relatar sobre a arquitetura do café influenciado pelo “barões do café” que viviam em São Paulo.


O segundo capítulo “NOTAS RELACIONADAS COM A TETÔNICAS DEMOGRÁFICAS DE SÃO PAULO” é subdivido em três capítulos e é focado no estudo do solo paulista e como feste oi aproveitado pela arquitetura, além de informações para o arquiteto no cuidado do planejamento urbano.

O livro é recheado de fotos e ilustrações das casas, chácaras, engenhos, igrejas pertinentes da arquitetura paulista ao longo dos séculos e com desenhos de Antonio Luiz Andrade com detalhes dessas construções para auxílio do leitor.


Texto elaborado por Kelvesson Randy da Silva | Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário