segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Habitação Coletiva no Rio de Janeiro

VAZ, F. L. Modernidade e Moradia. Habitação Coletiva no Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras e FAPERJ, 2002.


O livro que possui 180 páginas e é composto por 5 capítulos (1º - O Rio Antigo, 2º Belle Époque, 3º O Rio Moderno, 4º As transformações da habitação coletiva carioca, 5º Modernidade na cidade e moradia) propõe uma discussão sobre a modernidade e a arquitetura. Visa explorar as transformações ocorridas no que diz respeito à habitação coletiva. Mostra como foi o processo de modernização desse tipo de moradia e analisa sua trajetória.

Focada na cidade do Rio de Janeiro, a autora tenta mostrar como os parâmetros de modernidade se mostram contraditórios quando se fala em habitação para a grande “massa”.

Pois o que predomina hoje em dia nas cidades cariocas são os padrões de apartamentos modernos, e esses edifícios, quando pensamos no movimento moderno, eram feitos com intenção de habitação para a grande massa.

E o que se vê hoje quando falamos em habitação popular, ainda são os cortiços e favelas.

A autora explora fatos históricos para explicar como e por que os grandes edifícios que tinham como objetivo principal acomodar as camadas populares da sociedade, passaram a alojar a classe média.


O número de identificação na biblioteca da UNIP é: 72.036 (815.3) “18/19” V393m.


Leia resenha do livro publicada no Vitruvius.

Texto elaborado por Camila de Souza Silva | Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário