sábado, 7 de fevereiro de 2009

Iniciativa SOLVIN 2006 Arquitetura Sustentável

Nome do livro: Iniciativa solvin 2006 Arquitetura Sustentável

Textos: José Tabacow, Fernando Chacel e Gilda Collet Bruna.

Organização: Abilio Guerra.

Realização: Solvay Indupa do Brasil.

Apoio: Instituto de Arquitetos do Brasil.

Editora: Romano Guerra Editora.

Edição n°: 2

Ano de edição: 2006

N° de paginas: 112.



O livro é basicamente dividido em duas partes, a primeira é composta de textos escritos por diferentes autores, todos arquitetos que discutem o tema da sustentabilidade.

Citam livros como Colapso do biólogo e biogeografo americano Jared Diamonde, arquitetos como Lucio Costa e falam de cidades como Brasília e Rio de Janeiro.

A segunda parte é formada por projetos de alunos de diversas faculdades do Brasil dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, orientados por um professor. Nesta parte do livro há croquis, plantas, perspectivas, cortes e implantação dos projetos desenvolvidos.

Antes da publicação do livro foi realizado um concurso para selecionar os projetos e incluí-los no livro, o tema dos projetos é a sustentabilidade assim como de todo o livro, mas além disso todos os projetos são realizados utilizando soluções em PVC, pois o livro foi realizado por um dos maiores fabricantes de PVC do mundo a Solvay, por este motivo todos os projetos existentes no livro são sustentáveis e usam o material PVC como solução para a preservação do meio ambiente.

O objetivo do livro é incentivar alunos e professores a realizarem projetos visando a sustentabilidade e é claro mostrar que o PVC é um material com um custo menor e que pode ser perfeitamente utilizado em projetos sustentáveis.

Texto elaborado por Regiane Pinheiro Barreto |

Link relacionado: Iniciativa SOLVIN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário