segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Habitação econômica e a Arquitetura Moderna

SAMPAIO, M.R.Amaral (org). A promoção privada da habitação econômica e a arquitetura Moderna, 1930-1964. São Carlos: RiMa, 2002.


Trata-se de uma obra muito abrangente sobre os problemas de moradia que se arrastam pelo país desde a época dos barões do café quando era sinal de status possuir imóveis de aluguel, quanto mais casas alugadas possuíam, maior era seu poderio financeiro, construíam imóveis grandes para locação.

Com o passar dos tempos essa realidade foi mudando, abrindo espaço para que se construíssem imóveis menores, os comerciantes começaram a construir suas residências em cima do seu próprio comercio com isso foi mudando a realidade, pessoas de classe média construíam casas menores na maioria das vezes de três cômodos, outros começaram a construir casas de cômodos, ou melhor, classificando construíam cortiços, porém a medida que o tempo ia passando aumentava a necessidade de moradias e empresários de poder aquisitivo maior começaram a investir no segmento e com isso começaram a surgir as moradias verticais (edifícios) nem sempre amplos muitas vezes denominadas Kitinets, onde se conjugam sala com dormitório e uma pequena cozinha.Tais empresários começaram a investir também em formas econômicas de se construir visando economia no material empregado para essas construções.


Texto elaborado por Mauro Augusto dos Santos | Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário