Número da chamada: 728.1:691.11 / A257m / e.2
Número de páginas: 150
O livro conta a história da ITA, madeireira pioneira no ramo da arquitetura no Brasil, e também reconhecida internacionalmente. Está desde 1987 instalada no município de Vargem Grande Paulista, porém a transformação começa muito antes disso e envolve uma família de construtores. Mais precisamente em 1888 quando Germano Mariutti chega em Avaré, interior de São Paulo, e com seus conhecimentos de carpintaria trazidos da Itália monta uma serraria.
Acontece então uma parceria com Ramos de Azevedo, e Germano torna-se com o tempo o maior dos empreiteiros autônomos a trabalhar com esse escritório. Ao falecer Germano deixa além de sua empreiteira, diversos empreendimentos imobiliários e negócios no ramo da construção civil.
Dez anos após a morte do avô, dois de seus netos – Clóvis Felippe Olga e Hélio Olga – dão continuidade à seu trabalho, e a ITA vem até hoje transformando a madeira em belos projetos arquitetônicos, com ensinamentos passados de geração para geração.
Um assunto importante abordado no livro é a sustentabilidade, fala de como a madeira é um material de construção renovável, se usada de maneira adequada. Toda árvore, viva ou morta, traz dentro de si todo carbono adquirido por toda sua vida. Quando queimada, ou entra em estado de decomposição, esse gás é liberado na atmosfera. Se escolhida no tempo correto, e dar à madeira um uso duradouro, como por exemplo na construção civil, esse gás fica armazenado por muito mais tempo sem prejudicar o meio ambiente.
E essa é uma característica da empresa, trabalhar com um material renovável, respeitando a natureza, e de maneira sustentável, pois, ao retirar uma árvore outra é plantada no lugar.
Texto elaborado por Priscila Lemos de Oliveira | NT
Nenhum comentário:
Postar um comentário