quarta-feira, 20 de maio de 2009

Revista 2G | Josep Lluis Mateo


Revista 2G, capa traz o projeto para Borneo / Amsterdam.

A revista 2G é uma publicação espanhola editada pela Gustavo Gili.

Os números são temáticos e este (
n. 25) é dedicado à obra do arquiteto Josep LLuis Mateo (nasce em Barcelona em 1949, estuda arquitetura na ETSAB, faz seus estudos de doutoramento na UPC em 1994 e desde 2002 é professor de projeto na ETH de Zurich).

O conteúdo é dividido entre as principais obras do arquiteto, alguns artigos de colaboradores, uma entrevista feita ao autor por outro arquiteto (no caso
Iñaki Abalos) e sua biografia.

Destaque para os projetos de habitação para Borneo,
habitação social em Prat de LLobregat e La Maquinista, o Fórum de Barcelona, a piscina pública em Girona, a Biblioteca Europeia BEIC em Milão e a Casa unifamiliar em Mallorca para a qual o arquiteto Ignasi de Solá Morales* escreveu uma crítica: "Dédalo e Ariadna", seu último texto (morreu inesperadamente logo depois).


Habitação coletiva em Prat de Llobregat, 1996-2000.

Planta pavimento térreo.

Planta, pavimento "tipo".

Ignasi de Solá Morales foi arquiteto e filosofo. Nasceu em Barcelona em 1942 e morreu em Amsterdam em 2001. Foi catedrático de Teoria e História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Barcelona, tendo sido convidado como professor por diversas universidades americanas e europeias. Escreveu vários livros e artigos publicados nas mais importantes revistas especializadas do mundo. Dividia sua tividade entre a docência e o trabalho em seu escritório de arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário