segunda-feira, 2 de maio de 2011

Relatório de Fixação | alunos

Na data de devolução dos cadernos de projeto (final do primeiro bimestre, meados de Abril) organizamos uma atividade em classe para que os alunos (em grupos) avaliassem os projetos dos seus colegas, e assim também pudessem conhecer em maior profundidade outros edifícios de habitação coletiva.

RELATÓRIO ELABORADO EM 27/04/2011 pelos alunos: Aline Freitas de Moraes, Camila Brenelli de Paiva Vidotti, Danielle C. Sanches, Fernanda André Navarro, Juliana Ap. Baptista, Michele Araújo, Mônica Cristina de Brito e Rodrigo Gothardo (UNIP Campinas, matutino).

1. Nome do projeto, local, autor(es) e ano da obra ou projeto:

- Conjunto Habitacional Yaiti / Bogotá (capital da Colômbia) / Felipe Gonzáles-Pacheco e Alberto Aranda Lozano / 2008

- Edifício Esther / São Paulo – SP / Vital Brazil e Adhemar Marinho / 1936 – 1938

- Edifício Nações Unidas / São Paulo – SP / Abelardo de Souza / 1952 – 1955

- Habitat 67 / Montreal (Canadá) / Moshe Safdie / 1964-1967

- Casa Rustici / Milão (Itália) / Giusepe Terragni / 1933 – 1935

- Residencial Vila dos Idosos / São Paulo – SP / Hector Vigliecca, Luciene Quel, Ruben Otero e Ronald Werner Fiedler / 2003 - 2007

2. Selecione dois projetos cuja relação entre cheios e vazios na implantação, assim como de espaços semi públicos seja equilibrada:

- O conjunto Yaiti e a Casa Rustici apresentam cheios e vazios equilibrados e espaços semi-públicos amplos entre o privado e o público.

3. Selecione três projetos que apresentem soluções de circulação diferenciadas (nomear tais circulações e justificar a sua utilização):

- Edifício Nações Unidas: apresenta elevadores em cilindros independentes (circulação vertical e enclausurada), escadas (circulação vertical e enclausurada) e circulação horizontal curta, que são os acessos às unidades. Os elevadores dão acesso a cada 2 unidades.

- Casa Rustici: apresenta circulação horizontal e linear aberta, vertical pontual aberta, vertical pontual e fechada e horizontal linear fechada. As circulações horizontais atendem os 2 blocos e dão acesso às unidades, as circulações verticais atendem todos os andares.

- Vila dos Idosos: circulação vertical nas extremidades que dão acesso aos andares, compostos de circulação linear (grandes corredores lineares e abertos, que dão acesso às unidades).

4. Em relação à volumetria do edifício, identifique aqueles que possuem um volume e aqueles que possuem mais de um volume. Elabore um croqui de cada projeto.

- Projetos com 1 volume: Edifício Esther.


- Projeto com 2 ou mais volumes: Vila dos Idosos, Conjunto Residencial Yaiti, Edifício Nações Unidas, Casa Rustici e Habitat 67.

Vila dos Idosos. Dois blocos em "L" articulados.


Conjunto habitacional Yaíti. Cinco blocos conformando espaços de uso público e semi-público.

Ed. Nações Unidas, dois volumes justapostos sobre um volume comercial (base).


Edifício Rustici. Dois volumes articulados através de um páteo central por onde ocorre a circulação (não se percebe pelo croqui).


Habitat 67, vários "módulos" empilhados conformando um grande volume permeável.

5. Identificar a variação de áreas das tipologias selecionadas por projeto e as complementares propostas (atribuir o valor P, M e G para as respectivas áreas):

- Conjunto Residencial Yaiti:

tipologia M = 60 m² (ref.)

tipologia P = 48 m²

tipologia G = 130 m²

- Edifício Esther:

tipologia P = 48 m² (ref.)

tipologia M = 65 m²

tipologia G = 80 m²

- Edifício Nações Unidas:

tipologia G = 104 m² (ref.)

tipologia P = 60,5 m²

tipologia M = 72 m²

- Habitat 67:

tipologia G = 160 m²(ref.)

tipologia P = 38 m²

tipologia M = 47 m²

- Casa Rustici:

tipologia G = 125 m²(ref.)

tipologia P = 63 m²

tipologia M = 76 m²

- Vila dos Idosos:

tipologia P = 43 m²(ref.)

tipologia P = 43 m²

tipologia G = 84 m²

6. Separar as maquetes de estudo em dois grupos:

a) Maquetes cuja modulação está tão bem inserida num módulo construtivo que não apresentam outras possibilidades de combinação, resolvem-se plenamente como conjunto: Casa Rustici, Edifício Esther e Edifício Nações Unidas.



Ed. Nações Unidas: maquete da combinação entre as três unidades (referência e complementares). Em vermelho a circulação (vertical e horizontal.

b) Maquetes cuja modulação permite variadas possibilidades de combinação:Vila dos Idosos, Yaiti, Habitat 67 (imagem).


Habitat 67: maquete da combinação entre as três unidades (referência e complementares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário