quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sustentar 2010 em Campinas

Casa sustentável: não havia muitas informações e nem gente para informar sobre os atributos dela, pelo folder deu pra ver que foi construída pel SHINTECH, uma empresa que utiliza uma série de tecnologias (muitas ainda pouco acessíveis) como o wood frame o o steel frame, iluminação com lâmpadas LED, isolamentos termo-acústicos, placas de OSB, energia eólica, telhados verdes, captação de água etc.... Um pouco de tudo que a feira queria mostrar (e vender.....).

Batia muito sol nesta face e ela era toda envidraçada. Um ponto negativo para uma casa que se diz sustentável.....Cuidar da implantação é um atributo essencial da ecoeficiência e deve vir antes de toda aquela tecnologia que eles querem vender!

Madeira "ecológica" se faz com plástico! Uma "sopa de plásticos" e agregados é capaz de gerar estas peças com cor, aspecto e textura de madeira! Um luxo!

As placas de madeira são usadas para fazer "deck´s"externos e uma variedade de móveis para jardim (mesas, bancos, floreiras, lixeiras, etc. A empresa responsável é a PolyRio.


Começa HOJE (25 de Agosto) em Campinas o Congresso Sustentar 2010 (3a. edição) no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral). O evento é totalmente gratuíto e além dos fóruns e palestras também há exposição de produtos e aplicação de tecnologias construtivas sustentáveis, a CASA ECO e o pavilhão Mercado da Terra onde é possível conhecer um pouco mais o conceito de slow food.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento – SANASA, da Universidade Estadual de Campinas –Unicamp e da Ab Maior Consultoria Ambiental, por meio de protocolo de intenções celebrado em 3 de março de 2008, e correalizado pela PUC–Campinas, SESC Campinas, Anhanguera Educacional, Universidade São Francisco e Grupo Polis Educacional.

Idealizado para ser uma iniciativa de grande porte e ampla repercussão o SUSTENTAR 2010 terá como meta transformar–se em um instrumento agregador de ideias, pesquisas e novas tecnologias. Além de fornecer subsídios para os gestores públicos e privados, e transformar–se em uma ferramenta capaz de transcender do atual estado cultural e ético sobre a organização urbana e social para o conceito universal de cidade sustentável e entender que este é o único meio capaz de suprir as demandas das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Quando: de 25 a 29 de Agosto das 9h00 às 17h00 no Parque Taquaral.
Saiba mais no site do evento.


Um comentário:

  1. Oi Claudinha, entrei no seu site e vi que você postou a Casa Eco. Eu coordenei um grupo de estudantes para realizar este projeto na Lagoa. Concordo com você sobre a implantação da casa. O projeto contemplava a fachada envidraçada voltada para fase Sul. Mas apesar de todas as resalvas sobre a implantação correta a equipe de engenharia negligêncio as recomendações e prefiriu previlegiar a rua. Este fato foi ressaltado na palestra que demos sobre todo o processo de projeto e execução. A alteração não possibilitou uma avaliação pós ocupação da casa. Posso dizer que o projeto que se dizia sustentável levou em consideração não somente os sistemas mas tambem a insolação. A implantação teve um giro de 45² em relação ao projeto, o limite para este desvio poderia chegar a 24². Uma das correções que poderia ter sido feita para melhorar a insolação era aumentar a pequena varanda em 80cm. A casa foi projetada pelo grupo da Unicamp vencedor do Solar Decatholon. O objetivo do projeto foi aliar academia, mercado e poder publico. Se você tiver alguma duvida ou quiser saber mais sobre o projeto estamos a disposição. Arq. Renata França Marangoni

    ResponderExcluir