terça-feira, 31 de agosto de 2010

Área de projeto Bresser - Mooca | São Paulo

Área de projeto revisada, Fonte: GoogleMaps, 2010.

Ficha técnica do ATUA Hipodromo, Agosto, 2010.

Revisamos a área de trabalho e concluímos que, além da linha de trem, há uma outra face sem comunicação com o sistema viário (a oeste). Assim optamos por redefenir um sistema viário local para acesso às garagens (do edifício existente - das fontes), à área de projeto e à praça pública criada em terreno desocupado. Na imagem, a linha vermelha define o limite entre espaço público e privado (acesso ao edifício das fontes).

Não alteramos a área de projeto, apenas revisamos as referências do entorno. Não as desconsiderem! Pedimos desculpas aos alunos pelo nosso equívoco! Bom trabalho!

LINK para o empreendimento que será realizado neste terreno pela ATUA Incorporadora.


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sustentar 2010 em Campinas

Casa sustentável: não havia muitas informações e nem gente para informar sobre os atributos dela, pelo folder deu pra ver que foi construída pel SHINTECH, uma empresa que utiliza uma série de tecnologias (muitas ainda pouco acessíveis) como o wood frame o o steel frame, iluminação com lâmpadas LED, isolamentos termo-acústicos, placas de OSB, energia eólica, telhados verdes, captação de água etc.... Um pouco de tudo que a feira queria mostrar (e vender.....).

Batia muito sol nesta face e ela era toda envidraçada. Um ponto negativo para uma casa que se diz sustentável.....Cuidar da implantação é um atributo essencial da ecoeficiência e deve vir antes de toda aquela tecnologia que eles querem vender!

Madeira "ecológica" se faz com plástico! Uma "sopa de plásticos" e agregados é capaz de gerar estas peças com cor, aspecto e textura de madeira! Um luxo!

As placas de madeira são usadas para fazer "deck´s"externos e uma variedade de móveis para jardim (mesas, bancos, floreiras, lixeiras, etc. A empresa responsável é a PolyRio.


Começa HOJE (25 de Agosto) em Campinas o Congresso Sustentar 2010 (3a. edição) no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral). O evento é totalmente gratuíto e além dos fóruns e palestras também há exposição de produtos e aplicação de tecnologias construtivas sustentáveis, a CASA ECO e o pavilhão Mercado da Terra onde é possível conhecer um pouco mais o conceito de slow food.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento – SANASA, da Universidade Estadual de Campinas –Unicamp e da Ab Maior Consultoria Ambiental, por meio de protocolo de intenções celebrado em 3 de março de 2008, e correalizado pela PUC–Campinas, SESC Campinas, Anhanguera Educacional, Universidade São Francisco e Grupo Polis Educacional.

Idealizado para ser uma iniciativa de grande porte e ampla repercussão o SUSTENTAR 2010 terá como meta transformar–se em um instrumento agregador de ideias, pesquisas e novas tecnologias. Além de fornecer subsídios para os gestores públicos e privados, e transformar–se em uma ferramenta capaz de transcender do atual estado cultural e ético sobre a organização urbana e social para o conceito universal de cidade sustentável e entender que este é o único meio capaz de suprir as demandas das gerações atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Quando: de 25 a 29 de Agosto das 9h00 às 17h00 no Parque Taquaral.
Saiba mais no site do evento.


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Manipulando índices urbanísticos

Com a finalidade de exercitar a aplicação de indíces urbanísticos em áreas residenciais sugeriu-se um exercício que consiste na elaboração de maquetes volumétricas explicitando o significado e as possibilidades de agenciamento para cada conjunto de situações urbanísticas fornecidas:

Situação I: CA=1, CA= 3, CA=4 com TO=livre

Situação II: CA= 2 e TO=80% | CA= 4 e TO=50% | CA=2 e TO=100%


UNIP Norte | noturno, 2010.


UNIP Campinas | matutino, 2010.

Ao final do processo os alunos deverão responder a algumas questões propostas e refletir sobre as possibilidades de manipulação dos índices urbanísticos em função do melhor desenho para as áreas residenciais. Assim que tivermos os resultados postaremos aqui para compartilhar esta experiência com o leitor!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

2o. semestre de 2010

Olá pessoal! Sejam bem vindos ao curso de PA cujo tema, neste semestre, enfoca a Habitação Coletiva de Alta Densidade e é objetivo da disciplina o desenvolvimento de metodologias para a elaboração de projetos arquitetônicos habitacionais comprometidos com a complexidade urbana.
Como subsídio teórico sugerimos a leitura dos seguintes textos:
1) FIGUEIROA, Mario."Habitação coletiva e a evolução da quadra" artigo no portal Vitruvius (arquitextos 06, texto especial 357 de Fev 2006).

2) MORETTI, Ricardo de Souza. "Qualidade Fora da Lei" artigo Revista Téchne de Mar-Abr de 1993.

3) ACIOLY, Claudio. Densidade Urbana: um instrumento de planejamento e gestão urbana / Claudio Acioly e Forbes Davidson; (tradução Claudio Acioly) - Rio de Janeiro: Mauad, 1998.