terça-feira, 1 de setembro de 2009

Debate: habitação & formas urbanas: medo >> segurança

A violência urbana tem sua origem na miséria. Não serão muros, repressão ou grades que a solucionarão. Isso apenas acirrará a exclusão. É necessária uma ação educativa transversal, capaz de olhar com generosidade nossas calçadas e ruas e perceber o que está acontecendo. Ciro Pirondi | Revista Trip n. 168 | Julho de 2008

No 2o. bimestre, cujo tema é a "habitação coletiva de alta densidade", os alunos iniciam a proposição de estudos para a implantação de seu conjunto habitacional (agrupamento ou núcleo residencial sem estratificação de renda ou classe social), e muitas vezes buscam como solução inicial a fórmula do "condomínio fechado" ou da cerca periférica de proteção e projetam pensando apenas na área interna.

Quando arguidos sobre a necessidade de promoção das conexões urbanas, qualificação e demarcação das esferas espaciais (espaços público, privado e semi-público) argumentam em favor da segurança, do medo e da violência urbana.

Sugere-se então que reflitam criticamente sobre tal postura em relação à oportunidade de pensar um desenho de habitação metropolitana que possa contribuir para a valorização dos espaços públicos e sua maior integração com os espaços semi-públicos e privados (- muros, - discriminação, + educação, + inclusão).

Com esta finalidade realiza-se um DEBATE, para discutir as formas urbanas residenciais e suas relações (por vezes ocultas ou camufladas) com a indústria da segurança, o culto ao medo e a legislação urbanística. Todos indutores de formas de habitar cada vez mais privativas, isoladas e sem conexão com a cidade.

Será que o desenho da habitação pode estabelecer um diálogo entre a esfera pública e a privada? Quais os exemplos em nossa cidade onde esta situação foi buscada? Queremos ouví-los alunos!

Organização:
Dividam a classe em grupos (tantos grupos quantos forem os textos) e formulem (cada grupo) duas questões para o debate. Aprofundem-se na leitura dos textos, pesquisem, tragam dados, tragam idéias e exemplos.

Textos para leitura:

1) Você vive em uma prisão? Texto de Marcelo Rezende para a Revista Trip n. 168 de Julho de 2008.

2) Apartamentos em São Paulo - Texto de Marcelo Tramontano para a Revista AU - Abril de 2006.

3) Qualidade Fora da Lei - Texto de Ricardo de Souza Moretti para a Revista Téchne - Mar|Abril de 1993.

4) Atrás dos Muros - Unidades Habitacionais em Condomínios Horizontais Fechados - Texto de Marcelo Tramontano e Denise Mônaco - Outubro de 1999 - disponível para download na Livraria Nomads >> Habitação

5) Mão escondida projeta arquitetura medíocre - texto de Jorge Willheim para o Estado de São Paulo de Julho de 2008. >> No Vitruvius com imagens e opinião.

Os textos também serão disponibilizados pelos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário