segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BBVH | Arquitetos holandeses


Villa Ypenburg III, Haia. Fonte: Contemporist, 2011.

Siga o link pra conhecer o trabalho do grupo holandês BBVH que tem uma área só de trabalhos multimídia voltados para todo tipo de situação relacionada à área de arquitetura, construção, desenho, etc.

Eles tem uma produção bem variada mas voltam-se bastante para a habitação coletiva em série e privada, sempre enfatizando a materialidade e respeitando a inserção e a escala urbanas.

No site há um link para baixar o "small portfolio" que é lindo!! Vai lá!

domingo, 9 de outubro de 2011

Projeto milimétrico transforma espaço!

Fonte: video, 2011.


O apartamento do jovem francês constitui-se de um pequeno cômodo de 24 m2 com algumas poucas aberturas e uma varanda. Mas com um projeto que previu a ocupação de cada milímetro do espaço ele o transformou numa agradável moradia onde também cozinha e recebe seus amigos para um almoço de domingo.


Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões, eu gostei muito!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Maquetes de estudo Unip Norte

Na última 2a. feira (26/09/2011) realizamos a apresentação dos projetos através das maquetes de estudo (escala 1:250) e as discussões em torno do partido foram bem proveitosas.

Alguns grupos posicionaram-se claramente favoráveis à integração com a área da Estação Ciência e Tendal da Lapa promovendo uma franca ligação entre estes espaços, enquanto outros procuraram valorizar mais os espaços do convívio habitacional na Rua Quaraím e Rua Constança.

Um ponto recorrente foi a valorização da esquina entre a Rua Guaicurus x Rua Constança e o alargamento da calçada da Rua Guaicurus com o intuito de celebrar o convívio junto ao comercio e favorecer o acesso ao espaço cultural Tendal da Lapa.

Outra discussão importante foi a solução dada às lâminas em relação à orientação solar (o norte aponta para a via férrea junto à Rua Quaraim: alguns propuseram lâminas esbeltas com unidades habitacionais voltadas prioritariamente para esta via.

Apenas uma dupla propôs verticalizar uma porcentagem dos volumes e foram expressivas as soluções que com apenas 7 pavimentos (térreo duplo + 5 pavimentos) geraram espaços com potencial qualidade para o convívio habitacional.

Equipe William e Luciana. Modelo improvisado sobre desenho.

Equipe Aline e

Equipe Marcus e Higor.

Equipe Camila e Rafaela Medeiros.

Equipe: Márcio e Diogo.

Equipe:

Equipe: Mário Moori.