REPENSANDO O ESPAÇO HABITACIONAL NA METRÓPOLE
A fim que questionar o modelo saturado da fórmula do “edifício isolado no lote”, o exercício propõe a elaboração de um desenho possível para o arranjo habitacional de alta densidade no bairro Bonfim (quadra especificada abaixo). O bairro de característica mista apresenta rica oferta de infra-estrutura, além de estar bem próximo da região central e de um SESC (equipamento esportivo e cultural). A área escolhida para a implantação possui galpões e nenhuma habitação e será totalmente liberada para a realização do projeto. Ao norte situa-se um galpão em bom estado (já utilizado como armazém da estação de trens da Cia. Sorocabana) que será mantido e deverá de alguma forma ser incorporado ao plano urbanístico habitacional (usos como habitação, equipamento coletivo ou comercio).
Espera-se que a definição da nova estrutura edificatória e funcional (habitação, equipamentos, espaços livres etc.) constitua-se como uma reflexão frente à ação fortemente especulativa praticada pelo mercado permitindo estabelecer novas relações entre o espaço construído, os espaços livres de uso público e a forma urbana.
Observar os índices estatísticos e as informações fornecidas com o enunciado do projeto. Cada dupla de projeto deverá elaborar sua maquete incluindo as curvas de nivel e principais edifícios do entorno.