segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Design & Build Brazil | Rio de Janeiro 2009



Interface do projeto na web, 2009.

O projeto Design & Build Brazil objetiva intensificar o debate internacional e multidisciplinar para promoção de melhorias nas condições de habitação de favelas no Brasil. Organizado pelaHogeschool van Amsterdam em parceria com a FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro o projeto já esta em sua 4a. edição. Grupos de estudos envolvendo alunos, docentes e pesquisadores da Holanda e do Brasil estão empenhados em pesquisar formas para melhorar a habitação da população residente nas favelas do Rio de Janeiro. Neste ano, em Novembro, organizou-se um simpósio sobre habitação social na Holanda e no Brasil um concurso premiou as melhores alternativas e soluções. A idéia é que estas propostas sejam realizadas.

Dia 1o. de Dezembro (3a. feira) na UNIP SWIFT o coordenador holandês desta edição Bert van de Wiel fará uma palestra onde irá apresentar este projeto aos estudantes do curso de Arquitetura.

Vai lá!

Sala DTB 04 | 20h00



Bert van de Wiel, makau, 2009.

Bert van de Wiel, makau, 2009.

Bert van de Wiel, makau, 2009.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fachada Dinâmica com esquadrias móveis

Persianas ativas, faixas de tijolos à mostra.

Mistura entre uso de persianas e janelas abertas.

Persianas sobre os tijolos.

Os arquitetos dinamarqueses do 3XN projetaram um edifício cujas esquadrias e composição de materiais de revestimento favorecem o dinamismo de suas fachadas tornando-as eternamente mutantes.

Trata-se do edifício FIH Domicile (Finance for Danish Industries) em Kopenhagen, um edifício de escritórios mas que bem podería ser um bloco residencial. Um volume quase transparente cuja fachada mistura faixas de tijolos avermelhados com igual número de persianas de alumínio deslizantes o que resulta num jogo dinâmico e ininterrupto de possibilidades de arranjo conforme a incidência de luz ou escolha dos usuários.

Links relacionados:

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Casa Mutante

TFG de Andressa Martinez da UFRJ, 2005.


Nestes dias pesquisando o termo "casa mutante" encontrei uma postagem bem interessante sobre o tema. Trata-se do TFG de Andressa Martinez, arquiteta graduada em 2005 pela UFRJ e atualmente doutoranda na mesma instituição.

Ela propõe em seu projeto um questionamento sobre o caráter estático da habitação e nos convida a pensar o cotidiano num canivete suiço! Sim! Isso mesmo! Alude a imagem do canivete por este ser portátil, multi-funcional e retrátil.

Pelas imagens que ela apresenta não dá para ver com clareza o projeto mas no blog há um texto explicitando como ela trabalhou estes conceitos de flexibilidade na habitação coletiva.

Vai lá!