quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Projeto Bresser | Norte





Concluímos o projeto de habitação no Bresser (TO=60%, CA=3 e 1000 hab/ha) com a entrega dos cadernos de projeto e as maquetes de estudo que retrataram muito bem os projetos. Os relatórios trouxeram informações bem detalhadas sobre a distribuição das áreas entre habitações, área comercial, áreas públicas e estacionamento, além de mostrar em escala 1:200 todos os desenhos necessários à compreensão dos projetos.

Foi muito interessante observar a riqueza de soluções volumétricas e de implantação principalmente se comparadas às do empreendimento original (que já deve estar quase concluído) no mesmo local. Aumentamos um pouco mais a área de intervenção e criamos uma praça imaginária numa das pontas do terreno para provocar mais conexões mas mesmo assim foi possível propor com os projetos outras formas de implantar edifícios em terrenos grandes e com muito mais qualidade espacial.
















quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Expo Arquitetura Japonesa em SP


Serpentine Gallery, Hyde Park, Londres. Imagem: e-architect, 2010.

A exposição "Parallel Nippon - Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006" abriu ontem suas portas por aqui no Instituto Cultural Tomie Ohtake e deve permanecer até Janeiro.

Originalmente produzida e exibida no Japão em 2006 a mostra já viajou pelo mundo (Irã, Luxemburgo, França, México, Alemanha, Itália, Sudão, Argélia, Guatemala, Colômbia e Canadá) e pelo Brasil (Manaus, Belém, Brasilia, João Pessoa, Rio de Janeiro, João Pessoa, Curitiba e Porto Alegre) antes de chegar a São Paulo.

Ótima oportunidade para ver e rever os projetos do SANAA (Kazuo Sejima e Ryue Nishizawa ganhadores do último Pritzker), além de Shigeru Ban, Tadao Ando, Toyo Ito, Jun Aoki, Yoshio Taniguchi e Tomoyuki Utsimi.

Vai lá! Aproveite as férias!

Instituto Cultural Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 - Pinheiros
De 8/12 a 30/01/ 2011 - 3a. a dom. das 11h às 20h
Entrada Franca | fone 11 2245 1900