quarta-feira, 26 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Experimentação I | UNIP Norte

As tipologias eram representadas por cores (originais=madeira, duplex=brancos, simples=pretos), as faces azuis representavam as aberturas e bolinhas os acessos às unidades.

Processo de trabalho: agrupar de 60 a 70 UH para gerar um ou mais edifícios e implantá-los num terreno de 60 x 40m.

O primeiro exercício de montagem do(s) edifício(s) consistiu no agrupamento de 60 a 70 UH de forma LIVRE (não havia regras de combinação, limites de altura, taxas a serem observadas e nem recuos obrigatórios). A idéia foi promover uma primeira reflexão sobre a forma de gerar edifícios a partir da combinação de unidades habitacionais e a implantação dos mesmos num terreno com uma pequena complexidade urbana fornecida.

Pediu-se aos alunos que apresentassem suas propostas explicitando pelo menos 3 aspectos considerados para se chegar ao resultado (tanto do edifício como de sua implantação no terreno).

Os volumes, de três tipos (a unidade habitacional por eles pesquisada e mais duas outras sendo pelo menos uma duplex) foram usados para representar as unidades habitacionais do edifício. Toda a circulação horizontal e vertical devería ser elaborada com papel rígido na cor vermelha.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Base terreno Turma Campinas matutino


Base da maquete na esc. 1:200. Espessura 0,6cm (MDF).

Pessoal, segue um esquema com as dimensões para auxiliá-los na elaboração da base da maquete de projeto. Para a turma da UNIP Norte noturno há algumas pequenas diferenças portanto podem seguir as recomendações dadas em classe. No entanto, as cores, tipos de lixas e áreas é exatamente a mesma! Boa sorte!

Esperamos vocês na próxima semana com a base e os volumes das unidades na esc. 1/200 para iniciarmos o novo projeto.

Materiais para levar pra classe:

Camera fotográfica ou celular que tenha camera.

Papel cartão ou colorset na cor vermelha (circulação horizontal e vertical).

Cola branca, fita crepe.

Lembrar de colar papel azul nas faces onde houver aberturas e bolinhas brancas ou pretas onde houver portas de acesso.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

E por falar em container na habitação.....

87 Lafayette Tower. Fonte: Lot-ek, 2010.

CHK - Container home Kit. Fonte: Lot-ek, 2010.

Visitem o site do grupo americano LOT-EK. Lá é possível conhecer os vários projetos de habitação, espaços comerciais, instalações, objetos e intervenções urbanas que a equipe realiza com o uso de containers.

Links relacionados:




Habitação coletiva em imagens (Holanda e França)

J.F. Hengelstraat | Amsterdam. Foto Ingrid R.C

Caros leitores, gostaría de sugerir uma visita ao meu álbum de fotos de Rotterdam, Amsterdam e Paris onde há muitas imagens de edifícios de habitação coletiva. Reparem na riqueza de soluções volumétricas, no desenho das aberturas e na qualidade dos espaços livres contíguos às habitações.




Para ver todas as fotos visite este LINK e boa viagem! :-)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Containers são a solução para famílias que vivem em área de risco em Santa Maria - RS


"Cerca de 30 famílias que vivem em áreas de risco na região da Bacia Hidrográfica do Arroio Cadena, em Santa Maria (RS), vão morar temporariamente em contêineres adquiridos e adaptados pela prefeitura. Elas já estão sendo transferidas para esses locais."
Veja a notícia completa: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/familias-vao-morar-em-conteineres-no-rs.html