terça-feira, 29 de setembro de 2009

Abolindo a planta tipo!




Fonte: Arcoweb, 2009.


Em mais um projeto habitacional do tipo "personalize seu espaço", o escritório Andrade Morettin investe em fórmulas novas para a moradia coletiva. Utilizando tipologias variadas, grandes recortes no volume usados como quintais, unidades duplex e ausência de equipamentos coletivos privativos que só encarecem o condomínio os arquitetos mostram que é possível fazer boa arquitetura com uma equação nada convencional. Ao contrário das incorporadoras mais atuantes no mercado paulistano, que oferecem ítens variados de lazer intra-muros (piscinas, spas, pet-shops, salão gourmet, espaço kids, espaço teens, espaço cinema e mais uma dúzia de atrações que em nada melhoram a sua vida no seu habitat privativo), uma arquitetura homogênea de gosto duvidoso implantada muitas vezes no centro de um lote, com 30 pavimentos e cercada por grades e seguranças engravatados, a MOVIMENTO UM prefere investir numa fórmula menos massificante.

Vejamos o Manifesto da Movimento Um:

"Movimento Um é uma marca criada pela Idea!Zarvos, pela AXPE e pela CP3 para incorporar edifícios em que pessoas como você gostaríam de morar e trabalhar. Nossos prédios não são feitos de tijolo, vidro e concreto: são criados a partir de uma reflexão profunda sobre o que é viver numa numa cidade como São Paulo no século XXI."

Links relacionados:





terça-feira, 15 de setembro de 2009

Expo Casas do Chile no MCB

Inaugura hoje no Museu da Casa Brasileira a mostra "Casas do Chile" sobre projetos habitacionais de arquitetos chilenos destacados nas duas últimas bienais de arquitetura de lá. Dividida em três partes: "12 casas" de arquitetos variados, "oito ao cubo" (64 arquitetos foram convidados a projetar condomínios residenciais cujo princípio pautava-se pela integração com a paisagem e o bom relacionamento entre os espaços projetados e livres) e três projetos premiados do concurso internacional de habitação de interesse social promovido pela Elemental (Alejandro Aravena) e pela PUC Chile. Smiljan Radic (meu preferido) expõe o projeto da casa Chilena 1 na mostra de 12 casas.

No dia 16/09/2009 o arquiteto Mathias Klotz (professor da Universidade chilena Diego Portales) fará a palestra: "Projeto como Invetigação: obras recentes e um panorama da profissão".

Vale a pena visitar! NÃO PERCA!

Onde? MCB - Av. Faria Lima, 2705 - Jd. Paulistano - São Paulo-SP
16 de setembro a 18 de Outubro de 3a. a domingo, das 10h às 18h
Info 11 3032 3727

Sites Relacionados:


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dica de Leitura

Capa da revista AU, Setembro de 2009.


Revista AU - setembro 2009.
O tema principal é habitação e traz projetos interessantes no Brasil e no exterior. Nem todos são verticalizados, mas todos trazem boas idéias.
Leiam também a entrevista com Erminia Maricato.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CHIPS | Alsop & architects

Projeto de habitação de Alsop & architects (Londres) para New Islington em Manchester. Concebido segundo o guia de sustentabilidade da comunidade local tem 142 unidades distribuídas entre 1, 2 e 3 dormitórios. O vídeo que apresenta o projeto é ótimo e muito engraçado, mas pode transmitir a idéia errada de que fazemos projeto a partir da observação das formas (batata-frita)! Pode ser apresentado em seminário.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Debate: habitação & formas urbanas: medo >> segurança

A violência urbana tem sua origem na miséria. Não serão muros, repressão ou grades que a solucionarão. Isso apenas acirrará a exclusão. É necessária uma ação educativa transversal, capaz de olhar com generosidade nossas calçadas e ruas e perceber o que está acontecendo. Ciro Pirondi | Revista Trip n. 168 | Julho de 2008

No 2o. bimestre, cujo tema é a "habitação coletiva de alta densidade", os alunos iniciam a proposição de estudos para a implantação de seu conjunto habitacional (agrupamento ou núcleo residencial sem estratificação de renda ou classe social), e muitas vezes buscam como solução inicial a fórmula do "condomínio fechado" ou da cerca periférica de proteção e projetam pensando apenas na área interna.

Quando arguidos sobre a necessidade de promoção das conexões urbanas, qualificação e demarcação das esferas espaciais (espaços público, privado e semi-público) argumentam em favor da segurança, do medo e da violência urbana.

Sugere-se então que reflitam criticamente sobre tal postura em relação à oportunidade de pensar um desenho de habitação metropolitana que possa contribuir para a valorização dos espaços públicos e sua maior integração com os espaços semi-públicos e privados (- muros, - discriminação, + educação, + inclusão).

Com esta finalidade realiza-se um DEBATE, para discutir as formas urbanas residenciais e suas relações (por vezes ocultas ou camufladas) com a indústria da segurança, o culto ao medo e a legislação urbanística. Todos indutores de formas de habitar cada vez mais privativas, isoladas e sem conexão com a cidade.

Será que o desenho da habitação pode estabelecer um diálogo entre a esfera pública e a privada? Quais os exemplos em nossa cidade onde esta situação foi buscada? Queremos ouví-los alunos!

Organização:
Dividam a classe em grupos (tantos grupos quantos forem os textos) e formulem (cada grupo) duas questões para o debate. Aprofundem-se na leitura dos textos, pesquisem, tragam dados, tragam idéias e exemplos.

Textos para leitura:

1) Você vive em uma prisão? Texto de Marcelo Rezende para a Revista Trip n. 168 de Julho de 2008.

2) Apartamentos em São Paulo - Texto de Marcelo Tramontano para a Revista AU - Abril de 2006.

3) Qualidade Fora da Lei - Texto de Ricardo de Souza Moretti para a Revista Téchne - Mar|Abril de 1993.

4) Atrás dos Muros - Unidades Habitacionais em Condomínios Horizontais Fechados - Texto de Marcelo Tramontano e Denise Mônaco - Outubro de 1999 - disponível para download na Livraria Nomads >> Habitação

5) Mão escondida projeta arquitetura medíocre - texto de Jorge Willheim para o Estado de São Paulo de Julho de 2008. >> No Vitruvius com imagens e opinião.

Os textos também serão disponibilizados pelos professores.